Projeto CEL para crianças e adolescentes com Altas Habilidades e Superdotação

Projeto CEL para crianças e adolescentes com Altas Habilidades e Superdotação

"O QUE SÃO ALTAS HABILIDADES?

Os superdotados têm raciocínio e aprendizagem rápidos, são curiosos, pesquisadores natos. Na infância, tendem a querer conviver mais com os adultos e podem ter problemas de interação social. Muitos apresentam baixo desempenho escolar por acharem as aulas desestimulantes e sem nenhum desafio. Mas como identificar uma criança com altas habilidades?

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS?

As características de superdotação foram selecionadas em diferentes instrumentos de observação de superdotados, nacionais e estrangeiros, disponíveis na literatura, tomando-se como referencial teórico o conceito adotado pela Secretaria de Educação Especial, do MEC, são considerados superdotados e talentosos os que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados:
* capacidade intelectual geral;
* aptidão acadêmica específica;
* pensamento criador ou produtivo;
* capacidade de liderança;
* talento especial para artes visuais, dramáticas e música;
* capacidade psicomotora” (SESP/MEC, 19852).

QUAIS OS COMPORTAMENTOS MAIS FREQUENTES?

A lista abaixo foi preparada pelo MEC como uma forma rápida e simples de reconhecer as Altas Habilidades.
Quem exibir consistentemente vários dos comportamentos tem fortes chances de apresentar altas habilidades:

Aprende fácil e rapidamente.
É original, imaginativo, criativo, não convencional.
Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.
Pensa de forma incomum para resolver problemas.
É persistente, independente, autodirecionado (faz coisa sem que seja mandado).
Persuasivo, é capaz de influenciar os outros.
Mostra senso comum e pode não tolerar tolices.
Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.
Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.
É esperto ao fazer coisas com materiais comuns.
Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.).
Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.).
Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.
Aprende facilmente novas línguas.
Trabalhador independente.
Tem bom julgamento, é lógico.
É flexível e aberto.
Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica.
Mostra sacadas e percepções incomuns.
Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.
Apresenta excelente senso de humor.
Resiste à rotina e à repetição.
Expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa.
É sensível à verdade e à honra.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA?

O programa tem como objetivo atender as crianças e adolescentes e seus familiares por meio de avaliações específicas, orientaçoes aos familiares, encaminhar por meio de relatorios as escolas e oferecer espaço em grupos de convivência que tem como objetivo oferecer desafios desenvolvendo as potencialidades de cada um no grupo. São ministradas palestras sobre os temas que surgem acerca das questões trazidas pelos familiares.

 


 

















Quem somos

  • Somos um espaço formado por uma equipe interdisciplinar com profissionais experientes nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, terapia ocupacional, integração sensorial, psicomotricidade, psicopedagogia, pedagogia, neuropsicopedagogia, neurologia, psiquiatria da infância e adolescência.

     

    Saiba +

Newsletter

Siga-nos!