Projeto CEL para tratamento do TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Definição: 

O autismo é um transtorno causado por um funcionamento cerebral diferenciado que gera déficits na interação social, comunicação e comportamentos sensoriais incomuns. A pessoa autista apresenta restrições nos seus interesses e comportamento repetitivo.Quanto mais precoce a intervenção, melhor a evolução da criança, pois estamos trabalhando com a realidade da neuroplasticidade, apesar de sabermos que existem casos mais severos.

Objetivo: 

O Projeto CEL para autistas visa atender a demanda em Niterói, de crianças portadoras de TEA, Transtorno do Espectro Autista, que, atualmente tem aumentado consideravelmente.

Situação Geradora: 

Vivenciando a angústia de muitas famílias com seus filhos com desenvolvimento atípico e sem saberem o que fazer, como fazer e aonde ir... é que pensamos em estruturar um Projeto que pudesse reunir num mesmo espaço físico várias especialidades e trabalhos diferenciados para os autistas e sua família, interligando-os e traçando objetivos específicos para cada caso, com um funcionamento interdisciplinar.

Objetivamos estimular as fraquezas cognitivas, linguísticas e sensoriais, que geram inabilidade na interação social e na comunicação, e potencializar as habilidades, gerando aprendizagem para autonomia.

Plano de ação: 

Destacamos que cada um tem um potencial que precisa ser despertado para ganhar funcionalidade no meio social e profissional. Acreditamos ser, isso possível, a partir de um trabalho precoce, onde as crianças irão ganhando autonomia aos poucos,  e, serão descobertas em seus potenciais/habilidades ao longo de todo processo interventivo, levando em consideração o espectro autista.

A intervenção será baseada nos princípios do Programa Teacch, porém com a possibilidade de lançar mão de outros métodos que possam somar ao desempenho de nosso paciente, desde que não sejam conflitantes.

Os Pilares do Projeto: 

Acreditamos que um trabalho dessa magnitude terá êxito com a parceria entre os profissionais CEL, a ESCOLA, os MÉDICOS e a FAMÍLIA para juntos caminharmos numa mesma direção, proporcionando melhor desenvolvimento integral de nossos pacientes, e, maior apoio às famílias.

Também nos disponibilizamos estabelecer contato com os profissionais dos pacientes, que eventualmente, já  estejam realizando algum tratamento fora do Espaço CEL para compreender o processo e chegarmos à objetivos comuns para os pacientes.

Visão: 

Visamos sempre o ganho na vida diária, na escola, e, futuramente, profissional. Acreditamos que somando forças poderemos realizar um trabalho de excelência para proporcionarmos aprendizagem para autonomia. 

Nosso Projeto é composto por 4 tapas: 

 

 

 

 

 

 

















Quem somos

  • Somos um espaço formado por uma equipe interdisciplinar com profissionais experientes nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, terapia ocupacional, integração sensorial, psicomotricidade, psicopedagogia, pedagogia, neuropsicopedagogia, neurologia, psiquiatria da infância e adolescência.

     

    Saiba +

Newsletter

Siga-nos!