Fonoaudiologia

clinica psicologia infantil niteroi fonoaudiologia


Avalia e trata de problemas na Comunicação, relacionados à linguagem, fala, voz, aprendizagem de leitura e escrita, processamento auditivo e motricidade oral.

Indicada para crianças que estão com dificuldade para falar, se expressar oralmente, aprender a ler e escrever, ou quendo parecem não entender o que lhe dizem, quando apresentam rouquidão, não mastigam ou deglutem adequadamente.

A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.” No Espaço CEL existem fonoaudiólogos especializados em cada área de atuação e o paciente é direcionado de acordo com a sua necessidade, seja esta uma alteração na linguagem oral ou escrita, na voz ou nas funções orofaciais. Em quais patologias o fonoaudiólogo atua? Nos desvios fonéticos/fonológicos, nos distúrbios de linguagem, atraso na linguagem, nos distúrbios de aprendizagem, dislexia, disortografia, disgrafia, disclaculia, gagueira, disfonias, delgutição atíplica, etc.

"Quando deve-se procurar um fonoaudiólogo?
Quando a criança está demorando a falar, apresenta trocas na fala, não tem boa compreensão do que lhe falam, apresenta dificuldades para aprender as letras, números, ler e escrever, fazer contas matemáticas com agilidade, ou quando a criança parece não ouvir bem.
No caso de adolescentes, quando leem com dificuldade e não compreendem, tem dificuldades na matemática, sendo o desempenho sempre inferior e seu rendimento escolar é ruim.
Para adultos nos casos de rouquidão por mais de 15 dias e quando não foi diagnosticado precocemente, tendo apresentado a longo de sua vida, dificuldades na escola, principalmente, no que diz respeito à leitura e escrita."



















Quem somos

  • Somos um espaço formado por uma equipe interdisciplinar com profissionais experientes nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, terapia ocupacional, integração sensorial, psicomotricidade, psicopedagogia, pedagogia, neuropsicopedagogia, neurologia, psiquiatria da infância e adolescência.

     

    Saiba +

Newsletter

Siga-nos!