Neuropsicologia

neuropsicologia caixa artigo

A avaliação neuropsicológica é um procedimento que tem por objetivo investigar, através do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados, o desempenho do indivíduo em habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio lógico-matemático, abstração, memória, capacidade de aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, habilidades motoras e executivas.
Analisa-se detalhadamente a relação entre o comportamento do indivíduo e o funcionamento de seu cérebro, a fim de auxiliar no diagnóstico, na compreensão da extensão das perdas funcionais, estabelecer tipos de intervenção e desenvolver um plano de reabilitação.
A importância da Avaliação Neuropsicológica está no fato de se procurar identificar precocemente a presença de algum distúrbio, bem como o grau de sua evolução. Uma vez identificado algum prejuízo funcional, pode-se contribuir com o indivíduo desenvolvendo-se estratégias para que ele lide melhor com suas dificuldades, minimizando seus efeitos negativos e melhorando a sua qualidade de vida.

















Quem somos

  • Somos um espaço formado por uma equipe interdisciplinar com profissionais experientes nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, terapia ocupacional, integração sensorial, psicomotricidade, psicopedagogia, pedagogia, neuropsicopedagogia, neurologia, psiquiatria da infância e adolescência.

     

    Saiba +

Newsletter

Siga-nos!