Terapia cognitiva comportamental

 

A TCC, terapia cognitivo comportamental é uma psicoterapia estruturada, voltada para o presente, direcionada para solução de problemas atuais e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais (inadequados e/ou inúteis).
O modelo cognitivo propõe que o pensamento disfuncional (que influencia o humor e o pensamento do paciente) é comum a todos os transtornos mentais e psicológicos. Quando as pessoas aprendem a avaliar seus pensamentos de forma mais realista e adaptativa ela obtem uma melhora em seu estado emocional e no comportamento.
Para que haja melhora duradoura no humor e no comportamento do paciente, o terapeuta cognitivo trabalha em um nível mais profundo da cognição: as crenças básicas do paciente sobre si mesmo, seu mundo e as outras pessoas. A modificação das crenças subjacentes produz uma mudança mais duradoura.
A TCC com crianças e adolescentes funciona da mesma maneira porém com um olhar mais lúdico e utilizando a psicoeducação com a criança e o adolescente e com os pais, facilitando o engajamento destes no processo.

É indicada para pessoas que apresentam sintomas de ansiedade, fobias específicas, pânico, depressão, agitação, dificuldades na concentração e no comportamento.

 

















Quem somos

  • Somos um espaço formado por uma equipe interdisciplinar com profissionais experientes nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, terapia ocupacional, integração sensorial, psicomotricidade, psicopedagogia, pedagogia, neuropsicopedagogia, neurologia, psiquiatria da infância e adolescência.

     

    Saiba +

Newsletter

Siga-nos!