O Carnaval está batendo à porta, e sabemos que surge sempre a dúvida de como aproveitar ao máximo a folia com os pequenos. Mas fiquem tranquilos! Pensando nisso, reunimos dicas valiosas para que todos possam curtir os bloquinhos em família.

  • Preparação:

Ofereça previsibilidade às crianças. Antes da folia, apresente objetos típicos do Carnaval, como confetes e serpentinas, e mostre vídeos e fotos de blocos. Se possível, crie um bailinho em casa para simular a atmosfera carnavalesca. Explique como o Carnaval funciona e compartilhe os seus planos para a festividade através de figuras e histórias.

  • Converse com o terapeuta:

Cada criança tem necessidades particulares. Conversar com terapeutas e cuidadores que já fazem parte da vida da criança pode trazer novas percepções e ideias para facilitar a adaptação ao ambiente festivo.

  • Identificação: 

Durante o bloco, é essencial que a criança use uma pulseira com seu nome e informações de contato dos responsáveis. Informações relacionadas ao diagnóstico ou características específicas também podem ser úteis.

  • Cordão de girassol:

O cordão de girassol é um aliado essencial para identificar deficiências ocultas ou raras, indicando preferências no atendimento público. No Carnaval, sua utilização é ainda mais importante para facilitar o suporte em caso de necessidade.

  • Escolhendo o bloco:

A escolha do bloco é fundamental. Opte por blocos infantis, com músicas que a criança goste, e evite multidões. Confira, com antecedência, o trajeto e o entorno, mapeando os locais de apoio, onde a criança possa se hidratar, comer, ir ao banheiro, descansar e se autorregular. 

  • No dia da folia:

Leve itens de conforto que ajudem a criança em caso de sobrecarga sensorial. Pode ser interessante inserir na fantasia do pequeno algum item que o acalme. Para as crianças com hipersensibilidade auditiva, tenha um protetor auricular para minimizar estímulos sonoros.

  • Atenção à rotina:

Mesmo sendo um período fora do habitual, procure manter a rotina da criança o máximo possível. Mantenha os horários de sono e alimentação, fazendo ajustes conforme necessário.

  • Respeite a individualidade do pequeno:

Esteja atento aos sinais da criança para reconhecer e respeitar os seus limites. É muito importante saber a hora de se despedir do bloco! Se o ambiente de Carnaval for excessivamente estimulante e a criança não demonstrar interesse em participar, não force esse tipo de atividade.

  • Agora vamos para as dicas de bloquinhos? 

Bloquinho do Mercado 

Mercado Municipal de Niterói – 10 e 11 de fevereiro das 14h às 17h.

Bloquinho Itinerante 

Shopping Multicenter Itaipu – 10 de fevereiro das 15h às 19h.

Bailinho Azul 

São Gonçalo Shopping – 10 de fevereiro das 10h às 11h.

Bailinho Infantil

São Gonçalo Shopping – 10 de fevereiro das 13h às 15h.

Bailinho – Pátio Alcântara

São Gonçalo – 10 de fevereiro das 16h às 18h.

Carnavalzinho do Violúdico

Museu do Pontal – 10 de fevereiro das 10h às 12h.

Bailinho de carnaval para bebês

Museu do Pontal – 11 de fevereiro das 10h às 12h.

Banda Clube Nobre do Bairro Peixoto

Copacabana – 12 de fevereiro às 11h.

Bandinha de Ipanema

Ipanema – 12 de fevereiro às 15h.

Dragões da Riachuelo

Centro do Rio – 13 de fevereiro às 15h.

Entre em contato