fbpx

TDI (Transtorno de Desenvolvimento Intelectual)

O que é o TDI?

O Transtorno de Desenvolvimento Intelectual, também chamado de Deficiência Intelectual, é um transtorno de desenvolvimento caracterizado por um nível cognitivo baixo, além de dificuldades significativas na vida diária, como autocuidado, segurança, comunicação e socialização.  

Pessoas com Transtorno de Desenvolvimento Intelectual podem processar as informações mais lentamente, ter dificuldade na comunicação, nas habilidades cotidianas e com conceitos abstratos. A deficiência intelectual pode ser causada por uma condição genética, problemas na gravidez e no parto, doenças e fatores ambientais. O Transtorno de Desenvolvimento Intelectual atinge em torno de 3 a 4% das crianças, que apresentam comportamentos abaixo do esperado para a sua idade cronológica, dificuldades de adaptação, na aprendizagem, demoram mais tempo para aprender o mesmo conteúdo e em muitas situações do cotidiano por não conseguirem compreender sinais ou situações sociais.  

As crianças com Transtorno de Desenvolvimento Intelectual, além de apresentarem um nível cognitivo abaixo do esperado, são muito dependentes e necessitam de um adulto que as ajude a compreender algumas coisas. Também costumam evitar determinadas atividades, porque sentem dificuldade na compreensão e elaboração das mesmas.  

A criança demora mais para se alfabetizar e para aprender os conteúdos da escola. Além disso, podem ter dificuldade de interação social por não conseguirem acompanhar conversas e jogos com crianças da sua idade. Um fator importante a ser avaliado é o risco de crises epilépticas, problemas de aprendizagem e dificuldades relacionadas como síndromes genéticas. Fatores comuns na deficiência intelectual que devem ser avaliados por um especialista.

Diagnóstico

Quando os médicos suspeitam de deficiência intelectual, as crianças são avaliadas por equipes de profissionais, incluindo intervenção precoce ou funcionários da escola, um médico de assistência primária, um neurologista pediátrico ou pediatra do desenvolvimento, psicólogo, patologista da fala, terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta, educador especial, assistente social ou enfermeiro. Esses profissionais avaliam as crianças com suspeita de deficiência intelectual testando seu desempenho intelectual e procurando por uma causa. 

Mesmo que a causa possa ser irreversível, identificar o distúrbio que causou a deficiência pode permitir aos médicos prever o curso futuro da criança, prevenir a perda de habilidades adicionais, planejar intervenções que possam aumentar o desempenho da criança e aconselhar os pais sobre o risco de ter outra criança com o mesmo distúrbio. 

Tratamento

O Transtorno de Desenvolvimento Intelectual não é uma doença, e sim uma limitação. A pessoa com o Transtorno de Desenvolvimento Intelectual deve receber acompanhamento médico e estímulos, através de trabalhos terapêuticos com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. As limitações podem ser superadas por meio da estimulação sistemática do desenvolvimento, adequações em situações pessoais, escolares, profissionais e sociais, além de oportunidades de inclusão social.