Nossa empresa possui, atualmente, núcleos diferenciados de trabalho. Como exemplos, podemos citar o Núcleo de Autismo, o Núcleo de Desenvolvimento Neuropsicomotor e o Núcleo de Neuroaprendizagem, todos dirigidos por profissionais especializados, treinados e com frequentes cursos de atualização e capacitação em suas áreas.
Compreender como o cérebro aprende tem sido um marco revolucionário nos cenários educacionais e de desenvolvimento. Por se tratar de um processo complexo e recrutador de habilidades como memória, atenção, funções executivas, perceptivas e motoras, faz-se necessário que a aprendizagem seja analisada a partir de um olhar multifacetado. Sendo assim, o Núcleo de Neuroaprendizagem (NNA) visa oferecer intervenção a crianças, do nascimento aos 16 anos, integrando diversos saberes como: Psicologia Cognitiva Comportamental, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional e Nutrição, objetivando minimizar possíveis barreiras e lacunas que possam interferir na construção do sujeito, em sua autonomia e aprendizagem.
Nosso trabalho é realizado de forma interdisciplinar e está voltado para intervenção da cognição: atenção, memória, linguagem compreensiva e expressiva. Aprendizagem: leitura, escrita e cognição numérica, relações socioafetivas, comportamentos nas relações interpessoais e pessoas envolvendo família, escola e outros contextos sociais, além de habilidades motoras, comportamento alimentar e atividades pessoais e instrumentais de vida diária.
Ainda falando de nosso trabalho, temos como diferencial o Projeto Saber que, de modo holístico, integrado e humanizado, visa intervir nas dificuldades e lacunas do processo de aprendizagem, decorrente de quadros do neurodesenvolvimento, transtornos comportamentais ou de humor, com atendimentos individualizados e em dupla. Fomentamos, desta forma, o desenvolvimento de habilidades sociais e a troca com pares, promovendo a diversidade.
DIREÇÃO DO NÚCLEO DE NEUROAPRENDIZAGEM
“Diferente do que costumamos ver em outras clínicas do mesmo segmento, nosso espaço não foi construído e posteriormente adaptado. O local já nasceu planejado pensando nas necessidades das nossas crianças. O projeto de arquitetura do Espaço CEL foi desenvolvido usando princípios baseados em estudos científicos comportamentais das crianças, com suas respectivas neuro diversidades, aplicados ao design de arquitetura e atendendo às suas necessidades especiais.
Ao mesmo tempo, pensamos nos parentes ao desenvolver ambientes de recepção que fossem sempre agradáveis e acolhedores. A clínica, com sua identidade clean, deixa o destaque das cores apenas para o essencial: o lúdico. As portas coloridas e os desenhos nas paredes das áreas comuns são um convite à imaginação de todos, pais e crianças.
Para a arquitetura e design de interiores do Núcleo de Autismo, por exemplo, foi utilizado o que há de estudos mais modernos na área da neuro arquitetura. A escolha das cores, iluminação adequada, materiais, textura e proteção acústica das salas, propiciam a concentração nos atendimentos.
No Denver, buscamos aproximar as salas de atendimentos à realidade de um quarto de criança e, no ABA, a salas de aula. Tudo feito delicadamente e com extremo carinho. Quando tratamos do núcleo neuropsicomotor, o Espaço foi planejado pensando no dimensionamento, além da presença de equipamentos novos e modernos para atender da melhor forma possível os pacientes.
Pensando em oferecer a melhor solução, desenvolvemos a sala de Integração Sensorial mais completa da América Latina. Também temos uma oficina culinária moderna para uma experiência completa, sala de musicoterapia temática e salas com mobiliário seguro para as crianças com design desenvolvido especialmente para esta finalidade. Fazer parte deste projeto é a realização de toda uma carreira. Simplesmente mágico!!”.
Anne Ferrari / Arquiteta