As férias escolares são momentos de descontração e diversão, mas para pais e cuidadores de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou a Síndrome de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a busca por atividades que proporcionem estímulo e desenvolvimento pode ser desafiadora.
Mas você sabia que é possível transformar esse período em uma oportunidade de crescimento através de brincadeiras criativas e educativas? Fizemos um guia divertido com dicas de brincadeiras para te ajudar a estimular o crescimento e a aprendizagem das crianças durante as férias.
- Brincadeira na piscina:
Objetivo: Trabalhar segmentos de instruções, ecoar, nomear e identificar itens.
Materiais: Piscina e objetos coloridos flutuantes.
Desenvolvimento: Espalhar os objetos flutuantes coloridos (letras, animais, formas geométricas, etc.) na piscina e pedir para que a criança pegue e entregue o item solicitado.
- Piquenique:
Objetivo: Sentar-se apropriadamente para o momento do lanche com um grupo.
Materiais: Comestíveis reforçadores para a criança.
Desenvolvimento: Escolher um lugar para colocar uma toalha, colocar alimentos sobre ela e fazer um lanche coletivo.
- Dançar “thu tchu ê”:
Objetivo: Trabalhar segmentos de instruções, imitação, equilíbrio, atenção e coordenação motora.
Material: Música.
Desenvolvimento: Se movimentar e dançar imitando um par.
- Confecção de massinha caseira:
Objetivo: Atenção compartilhada.
Materiais: 1 xícara de sal, 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara e meia de água, 3 colheres de sopa de óleo e corante alimentício, naturais ou sucos em pó.
Desenvolvimento: Misture em um recipiente a farinha, o sal, e coloque a água aos poucos. Disponha o óleo e o corante. Amasse até formar uma massa homogênea. Se ficar mole, acrescente mais farinha. Se ficar muito seca, acrescente mais água.
*É importante verificar, antecipadamente, se a criança possui dermatite de contato em relação aos itens mencionados.
- Dicas Extras:
Jogos e brincadeiras que ensinam regras:
- Jogo da memória;
- Passa anel;
- Jogo da velha;
- UNO;
- Batalha naval;
- Bingo;
- Cara a cara;
- Resta um.
Atividades Acadêmicas:
- Pintura livre;
- Atividades grafomotoras;
- Motor fino;
- Colorir;
- Desenhar;
- Praticar escrita (adedanha).
O brincar necessita de uma intencionalidade. Não é suficiente disponibilizar às crianças brinquedos e jogos de forma aleatória. É importante organizar um cenário lúdico, que desperte interesse nas crianças e estabeleça modalidades interativas.
São muitas as maneiras de mediação possíveis. Basta que a criança reconheça o valor dos objetos e do meio em que estão. É necessário planejar situações que possibilitem momentos brincantes e que possam contribuir satisfatoriamente para o desenvolvimento da criança.