Por Diário de Pernambuco
Pernambuco recebeu a primeira pizzaria totalmente operada por funcionários com T-21 (Síndrome de Down) do Brasil. A Pizza Maker & Down foi inaugurada em outubro no Shopping Norte Janga, em Paulista, no Grande Recife.
A iniciativa foi da chef Erilene Monteiro, uma das melhores pizzaiolas do país e que trabalha com a especialização e formação profissional de pessoas com T-21, entre 16 a 40 anos de idade.
O projeto teve início através da oferta de cursos gratuitos de pizzaiolos para pessoas diagnosticadas com a síndrome, a fim de facilitar a entrada no mercado de trabalho. Erilene Monteiro teve a ideia junto com a organização da HFN, de colocar os meninos na feira, como pizzaiolos.
Posteriormente, ela organizou um buffet de pizzas onde a renda é revertida para o projeto e recebeu prêmios por promover a inclusão.
A unidade que foi inaugurada em Paulista vai gerar 40 empregos através de um investimento de R$ 150 mil. O projeto será uma franquia mundial iniciada no shopping Norte Janga.
“É uma satisfação ver que o município de Paulista, sai na frente com uma ação como essa, vinda do setor privado. Todos os empresários têm a capacidade de proporcionar a representatividade de pessoas com deficiência e assim deve ser. Agradecemos a empreendedora Erilene Monteiro pelo crédito de se instalar em nosso centro comercial”, ressalta a CEO da administração do shopping Norte Janga, Cléia Alves.
Esta é a primeira loja que tem como obrigatoriedade, além da mão de obra qualificada, a inclusão obrigatória de pessoas com Síndrome de Down.
“Amo gastronomia e pizza, sou capaz de trabalhar e ganhar meu sustento como qualquer pessoa. Estou feliz por ter um emprego e ganhar meu dinheiro”, registra Márcio Rocha, funcionário da Pizza Maker & Down.
“Meu filho é portador da Síndrome de Down, e é um orgulho para mim ver como ele enfrenta os desafios para ser útil à sociedade. O projeto da pizzaria é algo muito importante para ele e para mim, só temos a agradecer por isso”, diz Maria Margaret Silva Rocha, mãe de Márcio Rocha.