fbpx
Blog

Espaço CEL reforça relevância no diagnóstico precoce de TEA em evento de saúde na cidade

Com a presença de grandes nomes da área da saúde, Niterói recebeu, nesta última terça-feira, dia 15, um importante evento voltado à união entre empresas geradoras de tecnologia, startups e diversas instituições, apresentando soluções inovadoras, o Saúde e Inovação Summit 2023. Realizado no Reserva Cultural, e idealizado pelo Polo Saúde Leste Fluminense, o encontro contou com a presença de autoridades municipais, como o prefeito de Niterói, Axel Grael, a Secretária de Saúde, Ana Maria Schneider, e a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga. “Agradeço o convite e me vejo satisfeito com tudo o que o município tem feito pela saúde. Eventos deste porte são fundamentais a todos”, afirmou Axel Grael. Ainda de acordo com o prefeito, “o município vem fechando parcerias para facilitar o dia a dia da população e, desta forma, já ocupa o lugar de segundo maior polo de saúde do Estado”.

A participação do Espaço CEL foi fundamental na discussão de um assunto frequentemente debatido: o diagnóstico precoce em pacientes com o Transtorno do Espectro Autista. A CEO e fundadora do CEL, Virginia Vasquez, falou sobre o tema na palestra “A Importância da Intervenção Precoce no TEA”, com questões voltadas às principais ações de especialistas e responsáveis na tarefa da identificação dos sinais iniciais do Transtorno do Espectro Autista, com a intenção de influenciar positivamente na qualidade de vida dos pacientes. “Foi um imenso prazer poder participar de um evento tão importante ao dia a dia de tantos pacientes e suas famílias. Falar de diagnóstico precoce é falar sobre qualidade de vida e inclusão de nossas crianças, ação que nós, do CEL, conhecemos bem de pertinho”, disse Virginia.

Um stand do CEL também foi montado com o objetivo de fornecer informações importantes em relação ao TEA por nossos profissionais. De acordo com o Diretor do Núcleo de Autismo do Espaço CEL, Dyego Oliveira, uma ação extremamente necessária à cidade. “Ficamos felizes em poder levar mais conhecimento a quem tanto busca por ele. Tivemos a presença de muitos visitantes importantes à saúde no município e interessados no tema e isso fez com que conseguíssemos difundir pontos importantes a respeito do Transtorno do Espectro Autista”, finalizou o diretor.

Você pode querer ler também