Dislexia
O que é Dislexia?
Dislexia é um distúrbio genético que se caracteriza pela dificuldade de aprendizagem, que compromete a capacidade de leitura e escrita. Entre alguns dos sinais da dislexia estão lentidão no aprendizado, problemas de concentração, dificuldade em soletrar e confusão com letras, sons ou grafias parecidas.
Não se trata de uma doença, mas de uma característica genética configurada entre a décima sexta (16ª) e a vigésima quarta (24ª) semana de gestação do feto. Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno está presente entre 5% e 17% da população mundial, podendo afetar as áreas visual e auditiva.
Diagnóstico
O diagnóstico de dislexia é sempre feito por uma equipe multidisciplinar, que envolve profissionais de:
- Neurologia
- Neuropsicologia
- Fonoaudiologia
- Psicopedagogia
Segundo psiquiatras, o diagnóstico de dislexia é feito através de uma avaliação clínica. Nela, o profissional irá avaliar os sinais e observar o comportamento do paciente durante a realização de algumas atividades. Na maior parte dos casos, a criança já apresenta um histórico de atraso na fala e na compreensão de comandos orais dados pelos pais.
Feito o diagnóstico, é importante que o professor se junte ao profissional que tratará a criança e, dessa forma, combine uma maneira de aprendizado diferente. Não é só o psicólogo quem faz o diagnóstico, e sim o conjunto: professor, pais, fonoaudiólogo, psicopedagogo, etc.
Tratamento
O tratamento para dislexia é multidisciplinar e visa a superação das dificuldades apresentadas, desenvolvendo as habilidades básicas necessárias para um aprendizado efetivo através de um programa de reabilitação, bem como orientação da família e escola.
É necessário ajustar os métodos de ensino de forma a corresponder às necessidades da pessoa. Embora isto não constitua uma cura para o problema, pode diminuir o grau dos sintomas. Também vale ressaltar que existem dois métodos de alfabetização utilizados no tratamento para dislexia: o multissensorial e o fônico.