fbpx
Notícias

Autistas ganham espaço especial nos dois principais aeroportos do país

Por Agência Brasil

Pessoas com autismo acabam de ganhar um espaço de ambientação em dois dos principais aeroportos do país. O governo federal inaugurou nesta segunda-feira, 19 de junho, duas salas multissensoriais, nos Aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e no Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A abertura dos espaços está alinhada com as metas globais da ONU de desenvolvimento social e ocorre um dia depois da celebração do Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorado no último dia 18 de junho.

Os espaços têm como objetivo melhorar a experiência de pessoas neurodivergentes que utilizam os aeroportos. Entre os equipamentos utilizados nas salas estão iluminação especial, painéis de atividades, colunas de bolhas, forro com revestimento acústico e mobiliário planejado. Ana Rosa Aguiar, diretora médica do INTEA, Instituto Nacional de Tratamento, Estudo e Apoio ao Adulto no Espectro, explica que aeroportos são extremamente desafiadores para pessoas autistas, em especial devido a muitas luzes e sons.

Ela ressalta que as salas podem ser muito úteis para as pessoas com autismo. O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, ressaltou a importância destes espaços para crianças. “Cada vez mais, nós temos que buscar acessibilidade para as pessoas que tem algum tipo de deficiência. A gente já tem em Vitória, e agora, a gente quer que os aeroportos concessionados para empresas privadas também adaptem o mesmo sistema”, afirma o ministro.

A secretária Juliana Lamoso, mãe de Lorenzo, de 9 anos, torce para que isso se torne realidade. Nesta segunda, antes de embarcar, Lorenzo, que é autista, brincou na piscina de bolinhas iluminadas e se acalmou com a fibra óptica sensorial e a coluna de bolhas. Até se sentou em poltronas idênticas às do avião. “Ele já fica calmo nesse ambiente. Ele vai mais relaxado. Então é fundamental, é muito importante“, diz Juliana.

Para utilização das salas especiais os interessados devem procurar os balcões das empresas aéreas, para que sejam acompanhados e orientados sobre a melhor maneira de como utilizar os ambientes.

Você pode querer ler também