
Por Inclusive News
Para o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, a associação italiana CoorDown está lançando a campanha “Nenhuma decisão sem nós” que demanda a presença de pessoas com deficiências nos lugares onde as decisões são tomadas, seja em relação à autonomia pessoal, questões sociais ou políticas.
A versão legendada em português e Libras é uma parceria entre o Instituto Metasocial, a Federação Brasileira de Síndrome de Down, o Movimento Down e o Cromossomo21.
Ver essa foto no Instagram
As pessoas com deficiência querem estar onde as decisões são tomadas
O filme da campanha internacional de conscientização foi criado em colaboração com a agência SMALL, com sede em Nova York. O vídeo é um musical com Caterina Scorsone, estrela de “Grey’s Anatomy” e mãe de uma filha com síndrome de Down.
Pela primeira vez uma campanha da CoorDown incluiu também atores com diferentes deficiências entre os protagonistas.
A inclusão nunca será possível se as decisões que moldam o mundo forem tomadas apenas por poucas pessoas. Não se trata apenas de oferecer oportunidades específicas de inclusão, mas de mudar a maneira como todos vivemos: as pessoas com deficiência querem estar onde as decisões são tomadas e onde o mundo é planejado.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos um bilhão de pessoas, 15% da população global, vivem com uma deficiência. Mas onde estão essas pessoas quando os planos para o mundo em que vivem são feitos? Elas não são protagonistas. Os ambientes onde as decisões são tomadas permanecem fechados e existe o risco de se tornarem cada vez mais inacessíveis. Isso se aplica a todas as pessoas com deficiência.