fbpx
Notícias

O brasileiro de 8 anos que dá palestras em Londres sobre autismo e TDAH

Por BBC News

A uma plateia com 300 crianças de cinco a 11 anos em uma escola em Londres, um garoto conta como é ter o que ele chama de fizzy brain – uma mente “borbulhante” ou “acelerada”.

Quem fala a outras crianças é Noah Faria, de 8 anos, que escreveu um livro infantil sobre como é viver com autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

A ideia, disse Noah, é “falar para outras pessoas que têm autismo e TDAH que você não é estranho, você é uma das milhões de pessoas normais, mesmo tendo TDAH e autismo”.

A escritora brasileira Renata Formoso, mãe de Noah, diz que, inicialmente, se preocupava com a exposição do tema pelo filho, mas que hoje entende “quão importante foi isso”.

“Hoje ele fala com orgulho de conseguir fazer tudo que consegue mesmo sendo autista e TDAH. Ele entende que há diferenças e quanto é OK e importante todo mundo ser diferente. Percebo que ele falar sobre isso abertamente normaliza para outras crianças.”

Rimas após diagnóstico

The Fizzy Brain é o título do livro escrito por Noah aos 7 anos, com ajuda da mãe e com ilustrações da britânica Emi Webber, diagnosticada com TDAH e autismo só na vida adulta.

O termo fizzy brain foi usado por Noah– de nacionalidade britânica e brasileira –, segundo Formoso, em consultas com médicos do sistema público de saúde britânico (NHS) durante o processo de diagnóstico de TDAH – que ele recebeu aos 7 anos, cerca de um ano e meio após o diagnóstico de autismo.

“Na carta do diagnóstico, veio escrito que ele, falando para o médico, explicou que tinha um fizzy brain – que era como se o cérebro dele falasse com ele tão rápido que às vezes ele não conseguia entender”, lembra Formoso.

Perguntado pela reportagem sobre qual seria a melhor tradução para o português, Noah – que tem o inglês como primeira língua e é fluente em português – responde que se trata de “uma mente acelerada”. “Mas minha mãe prefere ‘uma mente borbulhante'”, acrescenta.

A ideia de colocar no papel a própria experiência – o que viraria base para as palestras infantis – surgiu em uma caminhada no parque, logo após o diagnóstico de TDAH.

“Eu e minha mãe estávamos andando para a casa da minha amiga e começamos a fazer rimas. E aí minha mãe teve a perfeita ideia de fazer todas essas rimas em um livro – e agora está real”, diz Noah.

O livro – disponível em inglês, mas com edição em português prevista para 2024 – é fruto de uma campanha de financiamento coletivo na internet feita por Formoso, autora de obras (Eu também falo Português e Nina Vai ao Brasil) para crianças filhas de pais/mães brasileiros e que nasceram ou vivem no exterior.

E como Noah diz que se sente ao ver suas rimas no papel? “Eu me sinto feliz. Eu nem acredito!”

Você pode querer ler também