Por Jornalista Inclusivo
Inclusão e representatividade, permitindo que mais crianças contem histórias através da brincadeira.
Com os 65 anos das bonecas Barbie, a Mattel anunciou no mês de agosto a chegada de duas novas bonecas na linha Barbie Fashionistas: uma boneca com deficiência visual e outra negra com Trissomia do Cromossomo 21 (condição genética conhecida como Síndrome de Down).
A iniciativa, de acordo com o site corporativo da empresa, visa promover a inclusão e permitir que mais crianças se vejam representadas em suas brincadeiras.
Compromisso com a inclusão
“Reconhecemos que a Barbie é muito mais do que apenas uma boneca; ela representa autoexpressão e pode criar um senso de pertencimento”, disse Krista Berger, Vice-Presidente Sênior de Barbie e Chefe Global de Bonecas.
“Com orgulho, introduzimos uma nova boneca Barbie cega e uma boneca negra com síndrome de Down na linha Barbie Fashionistas, reforçando nosso compromisso de criar produtos que representem pertencimento e inclusividade globais na prateleira de bonecas.”
Barbie Cega: Parceria pela precisão
A Barbie com deficiência visual foi desenvolvida com colaboração da Fundação Americana para Cegos (American Foundation for the Blind – AFB), uma organização dedicada a criar possibilidades para pessoas cegas e com baixa visão. O objetivo foi para garantir que a boneca, incluindo detalhes do rosto, moda, acessórios, experiência de embalagem e comunicação de comércio eletrônico, representem com precisão as pessoas com deficiências visuais
Design Inclusivo
Aconselhada pela AFB, a Mattel se comprometeu com a representatividade em todas as etapas do processo de design, desde o formato da boneca até o padrão do vestido:
Acessórios: A boneca vem com uma bengala para pessoas cegas ou com baixa-visão e inclui óculos de sol funcionais, já que algumas pessoas com deficiência visual são mais sensíveis à luz.
Articulações no cotovelo: A boneca Barbie cega inclui articulações nos cotovelos para garantir o uso confortável da bengala.
Tecidos texturizados e vibrantes: Foram realizados testes com crianças cegas e com baixa visão para garantir que a boneca proporcionasse uma experiência de brincadeira acessível e satisfatória. Com a orientação da AFB, a Barbie inclui uma blusa rosa acetinada com uma saia com babados texturizados para interesse tátil. Detalhes adicionais incluem fechos em velcro de cores vivas e alto contraste na parte de trás da blusa da boneca, bem como uma cintura de saia elástica para facilitar a troca de roupas.
Embalagem e design: A Barbie também trabalhou com a AFB para criar embalagens acessíveis para a boneca, incluindo a colocação e a escrita de ‘Barbie’ em braille na embalagem.
Olhar: A boneca é desenhada com um olhar voltado ligeiramente para cima e para fora para refletir com precisão o olhar distinto de pessoas com deficiência visual.
“Foi uma honra colaborar com a Barbie no desenvolvimento da boneca Barbie cega,” disse Eric Bridges, CEO e Presidente da Fundação Americana para Cegos.
“Ao aumentar a representação e promover a conscientização sobre as experiências de indivíduos cegos e com baixa visão, nosso objetivo comum é inspirar oportunidades ilimitadas para todos, levando a um mundo de maior acessibilidade e inclusão.”, concluiu.
Barbie negra com T21
Em 2023, a Barbie introduziu a primeira boneca Barbie com Trissomia do Cromossomo 21 (T21), que ganhou o prêmio de Iniciativa de Responsabilidade Social Corporativa do Ano, apresentado pela Toy Association, nos Estados Unidos. Este ano, a Barbie novamente fez parceria com a Sociedade Nacional da Síndrome de Down (National Down Syndrome Society – NDSS) para lançar sua nova boneca negra com T21 na linha Barbie Fashionistas 2024.
Parceria pela diversidade
Em todas as etapas do processo de design, a Barbie e a NDSS trabalharam juntas para garantir que a boneca negra com trissomia 21 refletisse e ressoasse com precisão com as pessoas com essa condição. A NDSS conectou a Barbie com um grupo focal de pessoas negras dessa comunidade, incluindo uma jovem negra com T21, para revisar o formato da boneca, cabelo, moda e óculos.
Autenticidade em detalhes
Modelagem: A Barbie contou com a NDSS para representar com precisão as características físicas das pessoas com T21, incluindo estrutura mais curta, torso mais longo e baixo tônus muscular. Além disso, as palmas das mãos da boneca incluem uma única linha, característica frequentemente associada às pessoas com essa condição genética, bem como o formato do rosto, apresentando uma forma mais arredondada, orelhas menores e ponte nasal achatada. Os olhos são ligeiramente inclinados em forma de amêndoa enquanto pontos brancos podem ser vistos na íris.
Cabelo: A boneca tem uma textura de cabelo trançado, uma das características principais solicitadas pela comunidade negra com T21.
Moda: Símbolos são incorporados em toda a roupa da boneca, e a paleta de cores azul e amarela representa a conscientização sobre a síndrome de Down. As três setas em alguns dos corações no vestido representam o terceiro cromossomo 21 que as pessoas com essa condição possuem.
Óculos: A boneca também usa óculos cor-de-rosa, representando pessoas com T21, que frequentemente enfrentam dificuldades com a visão.
“A NDSS está emocionada em apresentar uma segunda boneca Barbie com Síndrome de Down. Ter essa boneca lançada junto com a nova boneca Barbie com cegueira marca mais um passo importante na expansão da representação para a comunidade de deficiência,” disse Kandi Pickard, Presidente e CEO da NDSS. “Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Barbie enquanto crescem para refletir nosso mundo diversificado e belo.”
“Estamos encantados em introduzir essas bonecas em parceria com a Fundação Americana para Cegos e a Sociedade Nacional da Síndrome de Down para avançar nossa missão de que cada criança se sinta representada e celebrada através da Barbie,” continuou Berger, Vice-Presidente Sênior de Barbie e Chefe Global de Bonecas.
Impacto na educação e ampliação
Brincar com bonecas tem se mostrado eficaz no desenvolvimento de empatia e habilidades de processamento social entre as crianças, impulsionando habilidades sociais necessárias para se destacarem em seus futuros, à medida que imaginam que podem ser qualquer coisa.
Como a linha de bonecas mais diversa da marca, a série Barbie Fashionistas oferece mais de 175+ looks em uma variedade de tons de pele, cores de olhos, cores e texturas de cabelo, tipos de corpo, deficiências e modas. Isso inclui bonecas com vitiligo, bonecas que usam cadeira de rodas ou prótese, uma boneca com aparelhos auditivos e uma boneca sem cabelo.
As bonecas Fashionistas 2024 têm como objetivo avançar o objetivo contínuo da Barbie de refletir uma visão multidimensional da beleza e da moda, permitindo que mais crianças vejam seu mundo refletido através da brincadeira.
Disponibilidade no Brasil
De acordo com o site corporativo global da Mattel, as bonecas Fashionistas 2024, incluindo a boneca Barbie cega e a boneca Barbie negra com Síndrome de Down, já estão disponíveis online e nas lojas em grandes varejistas. No site de comércio eletrônico da marca é possível visualizar a primeira Barbie cega neste link , e a nova Barbie negra com T21, neste link.