fbpx
Blog

Dia Internacional da Síndrome de Down (T-21)

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, é uma oportunidade para aumentar a conscientização e promover a inclusão.

Antes de tudo, é importante ressaltar que a expressão “Síndrome de Down”, apesar de ainda ser a forma mais comum, não é a nomenclatura, atualmente, considerada apropriada.

O nome “Down” foi uma homenagem a John Langdon Down, o primeiro cientista a descrever a síndrome. Porém, devido ao fato da palavra “down”, em inglês, significar “para baixo”, o termo acabou tornando-se pejorativo.

A forma adequada para se referir a essa condição é Trissomia 21 ou  T-21. Esse termo também faz alusão ao fato de que as pessoas com essa síndrome possuem três cromossomos no par 21.

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi estabelecido em 2006 pela Down Syndrome International e desde 2012 é oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas. Esta data representa uma oportunidade para celebrar a vida das pessoas com T-21 e promover a igualdade de oportunidades.

É importante lembrar que a T-21 não define uma pessoa. Cada indivíduo é único, com suas próprias personalidades, interesses e talentos.

Apesar dos avanços na conscientização e inclusão, ainda enfrentamos desafios significativos. Muitas pessoas com T-21 continuam a enfrentar estigma, discriminação e barreiras no acesso à educação, emprego e saúde. Devemos continuar lutando por uma sociedade que valorize e respeite a diversidade em todas as suas formas.

Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, vamos celebrar a diversidade e reconhecer o valor único que cada indivíduo traz para o mundo. Precisamos, todos os dias,  unir esforços para construir um futuro mais inclusivo para todos.

Você pode querer ler também