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Saiba tudo sobre a relação entre Síndrome de Down (T-21) e Autismo

Você sabia que é comum que pessoas com Trissomia 21 (T-21) também apresentem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)? No entanto, frequentemente, esse duplo diagnóstico demora a ser feito, resultando na falta de tratamento adequado para muitas crianças com T-21, que também têm autismo.

A Trissomia 21 é uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais no par 21, enquanto o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento. Embora sejam condições distintas, estudos sugerem que entre 12% e 39% das pessoas com T-21 também são diagnosticadas com autismo.

Acredita-se que possa haver mais casos devido aos diagnósticos mascarados, onde comportamentos são incorretamente associados à T-21, ao invés de serem adequadamente investigados e atribuídos ao diagnóstico correto.

Entender a relação entre T-21 e TEA é muito importante para fornecer o suporte adequado e intervenções eficazes para cada pessoa. Uma abordagem centrada, que reconhece as habilidades e necessidades únicas de cada um é essencial.

É fundamental estar atento ao comportamento das crianças para garantir um diagnóstico precoce. Para isso, é necessário o envolvimento não apenas da família, mas também dos profissionais da área da educação e saúde, bem como de toda a sociedade.

Vamos conferir alguns dos sinais de TEA, que pessoas com T-21 não costumam apresentar?

  • Dificuldade de interação social
  • Comportamentos motores repetitivos
  • Brincar de maneira incomum com brinquedos ou outros objetos
  • Dificuldade com mudanças na rotina
  • Déficit na atenção compartilhada

Estes são apenas alguns dos sinais, que, isoladamente, não são conclusivos. O diagnóstico preciso deve ser realizado por um profissional da saúde qualificado.

A compreensão da coexistência entre a Trissomia 21 e o Transtorno do Espectro do Autismo é fundamental para garantir que cada indivíduo receba o suporte e as intervenções necessárias para seu desenvolvimento e bem-estar. Devemos constantemente buscar e disseminar informações corretas para ampliar o acesso de mais pessoas ao conhecimento. Ao reconhecer e responder às necessidades únicas de cada criança, podemos promover uma qualidade de vida melhor e mais inclusiva para todos.

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