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Você precisa entender a diferença entre Mediador Escolar e Acompanhante Terapêutico

Quando falamos sobre profissionais que atuam no campo da educação e da saúde mental, é fundamental compreender as diferentes funções e responsabilidades que cada um desempenha. Duas figuras importantes nesse contexto são o Mediador Escolar e o Acompanhante Terapêutico. Embora possam parecer semelhantes à primeira vista, esses profissionais têm papéis distintos e complementares. A seguir, vamos explorar as diferenças entre eles e entender como cada um contribui para o bem-estar e o desenvolvimento dos pequenos.

O que é um Mediador Escolar?

O Mediador Escolar é, geralmente, um estagiário ou profissional de apoio que atua no ambiente educacional, facilitando a comunicação entre alunos, professores, pais e demais membros do contexto escolar. Seu objetivo é promover um ambiente saudável e inclusivo, onde todos sintam-se respeitados e acolhidos.

Quais são as funções de um Mediador Escolar?

  • Trabalhar diretamente com o aluno e o professor, ajudando a criança a entender os conteúdos pedagógicos
  • Apoiar atividades básicas, como alimentação higiene e transporte
  • Mediar interações
  • Promover a inclusão

O que é um Acompanhante Terapêutico?

O Acompanhante Terapêutico (AT) é um profissional especializado, comumente da área da saúde mental ou da pedagogia, que atua de forma integrada com o paciente em seu ambiente cotidiano. Seu principal objetivo é oferecer suporte e assistência para que a pessoa possa desenvolver habilidades sociais, emocionais e comportamentais, promovendo sua autonomia e qualidade de vida.

Quais são as funções de um Acompanhante Terapêutico?

  • Atuar em habilidades pré-acadêmicas (requisitos de aprendizagem) e múltiplos
  • Ser um facilitador de oportunidades
  • Ensinar habilidades de vida independente
  • Implementar procedimentos de ajuda
  • Auxiliar nas questões comportamentais baseadas em um protocolo de
  • conduta
  • Ensinar habilidades sociais específicas para o indivíduo
  • Atuar em habilidades básicas, como sentar, esperar, se comunicar e manter contato visual
  • Organizar recursos que auxiliem no processo de aprendizagem

Qual desses profissionais escolher?

Para determinar qual desses profissionais é o mais adequado para atender às necessidades da criança, é muito importante realizar uma avaliação detalhada das habilidades e comportamentos individuais. A escolha deve ser embasada em dados concretos e na análise das necessidades específicas de cada um.

Embora tanto o Mediador Escolar quanto o Acompanhante Terapêutico façam parte do contexto escolar, é importante reconhecer suas diferenças e entender como cada um contribui de maneira única para o bem-estar e desenvolvimento dos pequenos.

Enquanto o Mediador Escolar trabalha para promover um ambiente escolar inclusivo e harmonioso, onde todos possam se sentir respeitados e valorizados, sem atuar em habilidades, o AT, se baseia em evidências científicas e foca no suporte individualizado e no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais da criança.

Ao compreendermos e valorizarmos o papel e a importância de cada um desses profissionais, podemos tomar decisões mais acertadas para escolher o caminho mais adequado para o desenvolvimento de cada pessoa.

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